Fato e Destino

Destino ou destino é freqüentemente considerado como o “curso que a vida segue” e o carma é um dos fatores que influenciam esse curso. Muitas vezes as pessoas acreditam que o destino está predestinado e nada pode ser mudado, mas isso é realmente verdade?

“Seu destino é moldado de acordo com a combinação de condições pré-determinadas no nascimento e outros fatores que você é capaz de mudar por meio de seus próprios esforços.”

Trecho do Livro: A Essência de Buda

Os fatores que formam o destino de uma pessoa

O destino de uma pessoa é decidido por uma combinação complexa de condições e fatores. Alguns deles já estão decididos no momento do nascimento de uma pessoa e alguns deles entram em jogo mais tarde e moldam o curso ainda mais. Existem cinco fatores que formam nosso destino ou destino:

  1. Tendências de nossa alma, também conhecidas como Carma
  2. Ambiente familiar
  3. Clima social
  4. Nossos próprios esforços e autodisciplina
  5. Influência de outras pessoas.

Entre os fatores que moldam nosso destino ou destino, alguns deles estão firmados e outros não. Isso significa que temos um certo escopo para mudar nosso destino ou destino por nossos próprios esforços. O fator 2 (o ambiente familiar) e o fator 3 (o clima social) são elementos que deveriam ser chamados de “destino decidido” antes de nascermos; no entanto, há um grande segredo envolvido nisso também. Ou seja, antes de cada reencarnação traçamos um plano de nossa formação espiritual e nascemos tendo concordado com detalhes como nossos pais, o meio ambiente, o clima social e nosso gênero. No entanto, assim que nascemos neste mundo, nós esquecemos. Sabendo dessa verdade, podemos classificar os fatores que formam nosso destino de outra forma:

  1. O plano que traçamos antes da reencarnação
  2. Nossos esforços desde que viemos para a terra
  3. Influências espirituais.

A liberdade de escolha molda nosso destino

O fator mais importante que molda nosso destino ou destino são, de fato, as decisões que tomamos nos momentos decisivos de nossas vidas. Nossa vida como é agora é criada pelos resultados das escolhas que nós mesmos fizemos de acordo com as tendências de nossa própria mente, cada vez que encontramos um evento específico. Portanto, pode-se dizer que nada mais é que a liberdade de escolha o fator mais importante na definição do destino ou destino de uma pessoa.

Carma como tendências da alma

As tendências da alma de como reagimos em certos eventos ou como consideramos e consideramos as coisas são conhecidas como Carma. A filosofia budista tradicional explica o carma como “destino” do qual não se pode escapar. No entanto, o carma é simplesmente um conjunto de hábitos da alma – nossa tendência de ter certos pensamentos ou realizar certas ações em um determinado conjunto de circunstâncias. Carma não leva a pensamentos fatalistas e é simplesmente um fator na formação de nosso destino ou destino.

O princípio de aceitar responsabilidades

A existência de um reino conhecido como inferno no Mundo Espiritual prova que o destino de uma pessoa não está 100% decidido. Essencialmente, ninguém nasce na terra planejando ir para o inferno, mas, no entanto, mais da metade das pessoas hoje vão para o inferno quando morrem. Em outras palavras, as pessoas são responsáveis por seu próprio destino, e ir para o inferno é assumir a responsabilidade pelos resultados de suas próprias decisões erradas. Este é o “princípio de aceitação de responsabilidades”. Sempre há uma causa para tudo, e essa causa é sempre criada por nós mesmos.

O destino sempre pode ser conquistado

O ponto de partida para moldar nosso próprio destino é abandonar a atitude covarde de culpar outras pessoas ou nosso ambiente por nossa infelicidade ou erros presentes; devemos adotar a postura de que “tudo é nossa responsabilidade”. Além disso, é importante mudar o estado de nossa mente, refletir sobre as tendências de nossa própria alma e libertar-nos de cometer os mesmos erros novamente.

Pessoas que observam a si mesmas e aos outros com uma mente inquiridora, que analisam minuciosamente os hábitos, tendências, forças e fraquezas de suas almas, e que continuamente se esforçam para mudar a si mesmas e descartam seu eu atual: essas são as pessoas cujo destino mudará. Este é o pensamento fundamental da Happy Science com relação ao “destino”.

Para ler sobre o Caminho para a Iluminação

Members

Join Us And Begin Your Journey Of Happiness !!

member prayers