O Princípio do Amor é o primeiro princípio do Caminho Quádruplo – os Princípios da Felicidade. O Princípio do amor tem a maior prioridade porque é o amor que traz mais felicidade às pessoas e este princípio é o mais simples e fácil para todos praticarem.

“Olhando para o sofrimento no mundo, fica claro que a maior parte dele advém da dor causada pela atitude de receber amor. As pessoas só pensam no que querem e esse desejo leva à dor. Em vez de se concentrar no que você quer, pense no que você pode dar aos outros. Então, você descobrirá que, assim que tentar fazer isso, suas preocupações desaparecerão. ”

Trecho do livro: As Leis da Felicidade

O Princípio do Amor afirma que as pessoas devem parar de receber amor dos outros e, em vez disso, viver dando amor. Geralmente temos uma ideia preconcebida de que amor é algo que recebemos de outras pessoas. Sentimo-nos instintivamente felizes quando somos amados e infelizes quando não nos sentimos amados. No entanto, o amor verdadeiro não é algo que recebemos, mas sim algo que oferecemos. À medida que nos tornamos adultos independentes e maduros, devemos abandonar a atitude de “receber amor”, que adquirimos nos primeiros estágios de nossas vidas, recebendo amor dos pais, professores e muitos outros. A transformação de uma pessoa que “leva amor” a alguém que “dá amor” exige uma determinação de desapego do passado, um senso de responsabilidade social e compreensão do significado da vida nesta Terra.

“O Ponto de Partida da Felicidade”

O ponto de partida da felicidade é abandonar o “amor que leva” e aprender como é maravilhoso dar. O verdadeiro amor é “Amor que dá” e é o tipo de amor que constantemente dá sem retorno e não espera recompensa. “Amor que dá” é felicidade eterna, pois não está condicionado ao amor que recebemos dos outros. O mundo terreno se tornaria uma utopia se houvesse mais pessoas pensando “Quero fazer algo pelos outros” em vez de pensar “Quero que outros façam algo por mim”.

A gratidão é o ponto de partida para “Amor que se dá”

Vivendo em uma sociedade humana, não podemos deixar de nos comparar com os outros. Comparar-nos com os outros e sentir que estamos recebendo menos amor gera sentimentos de infelicidade. Nessas ocasiões, nossos pensamentos estão concentrados apenas no que não estamos recebendo e nos tornamos menos conscientes do que já temos. O ponto de partida para superar os sentimentos de infelicidade é reconhecer o valor do que já nos foi dado e ser grato por isso. Na verdade, as pessoas receberam de Deus tudo de que precisam para viver neste mundo. Sentir-se grato pelo que recebemos produz uma grande transformação mental, que leva à decisão de dar amor aos outros como uma forma de expressar nossa gratidão pelo poderoso amor de Deus.

“O Balanço do Amor”

Se compararmos o que recebemos com o que demos aos outros, podemos dar uma boa olhada na realidade de que tanto recebemos em contraste com o pouco que demos aos outros. Se traçarmos um balanço do amor – um gráfico comparando o que recebemos e o que demos em relação a pessoas como nossos pais, professores e parceiros – podemos realmente ver o quanto somos amados e como somos ingratos na vida levaram. A primeira maneira de corrigir isso é sentir gratidão pelos outros; então devemos abandonar nossos sentimentos de insatisfação e parar de procurar as falhas dos outros. Devemos tomar a firme decisão de fazer os outros felizes, de dar-lhes alegria e ajudá-los a ter sucesso. Ao colocar isso em prática, nos separamos do “amor egoísta” e começamos uma vida de “amor que se dá”.

“Os estágios de desenvolvimento do amor”

O ensino dos Estágios de Desenvolvimento do Amor é exclusivo da Happy Science e, ao mesmo tempo, é uma ponte que une os ensinamentos de amor de Jesus Cristo e os ensinamentos de iluminação do Buda Shakyamuni. Esta teoria ensina que existem formas superiores e inferiores de amor, que a influência do amor varia e que a profundidade do amor corresponde ao nível de iluminação. Assim como existem diferentes estágios de iluminação, que são alcançados pela prática do Nobre Caminho Óctuplo, também existem estágios de amor.

Amor instintivo

é o estágio mais básico do amor. É o amor pelos pais, irmãos, um cônjuge, filhos – pessoas que instintivamente sentimos que devemos amar. O amor sexual também é amor instintivo. Nesta fase, amamos porque queremos ser amados de volta. Porém, se perdermos nossa paz de espírito, confundirmos o que é amor e nos consumirmos com o desejo por ele, nos encontraremos no inferno. Precisamos progredir para uma compreensão mais elevada do amor e aprender que a essência do amor não é receber, mas dar.

Amor fundamental

é a próxima etapa do amor e é o ponto de partida para “dar amor”. Amor fundamental é dar e ser gentil com os outros, não apenas com sua família, mas também com as pessoas que você encontra ao longo da vida – no local de trabalho, na escola ou em qualquer outro lugar da sociedade. É o que Jesus chamou de “amor ao próximo”. Em relação à iluminação, o Amor Fundamental corresponde ao nível da quinta dimensão do Mundo Espiritual.

Amor que nutre espiritualmente

é um amor que guia as pessoas. É o amor de um líder ou professor, que guia as pessoas e traz à tona sua natureza Divina ou de Buda, e aumenta seu desenvolvimento espiritual. Para praticar o Amor que Alimenta Espiritualmente e liderar os outros, uma pessoa deve ser independente e não precisa depender dos outros. O Amor que Alimenta Espiritualmente é o amor daqueles que se refinaram por meio do estudo e do trabalho diligente e emergiram como líderes. Eles podem ser empresários, professores, artistas, escritores, médicos, juízes, advogados e políticos. O Amor Espiritualmente Nutritivo revela um lado mais severo do amor e requer sabedoria para praticar. Este é o tipo de amor que existe na sexta dimensão do Mundo Espiritual.

Amor perdoador

é o amor dos anjos. O amor perdoador transcende o bem e o mal com uma profunda compaixão por todos os seres vivos. É um estado de espírito capaz de ver a luz divina em todos, mesmo em quem se engana. É um amor abnegado e dedicado que emana de uma pessoa que atingiu uma perspectiva profunda da vida e compreendeu a missão de sua vida. Este nível de mente é alcançado através da experiência de superar as dificuldades da vida e esforço contínuo para refinar a alma. O Amor Perdoador corresponde ao nível de iluminação da sétima dimensão do Mundo Espiritual.

Amor encarnado

é o amor dos grandes Anjos (Tathagatas) que residem nas oito dimensões do Mundo Espiritual. O amor de um Tathagata, ou amor encarnado, expressa a luz de Deus e não é mais um amor um a um, mas um amor por todos. Uma pessoa que atingiu o estágio de Tathagata irradia amor sem limites em todas as direções, e a própria existência dessa pessoa é amor. Este é o amor personificado pelas grandes figuras cujos nomes duraram ao longo da história, como o grande filósofo grego Sócrates, o grande humanitário Albert Schweitzer (1875-1965) e o grande inventor Thomas Edison (1847-1931), que contribuiu para o avanço da ciência e da tecnologia. A própria existência dessas grandes figuras é uma expressão de amor por toda a humanidade.

Cada estágio do amor é uma diretriz para nosso desenvolvimento espiritual. O objetivo do treinamento espiritual das almas humanas na terra é progredir através dos estágios anteriores do amor – amor fundamental, amor nutridor espiritual e amor perdoador – para amar encarnado, onde a própria existência da alma é uma bênção para toda a humanidade.

Existe um estágio de amor ainda mais elevado – o amor do Salvador da nona dimensão, mas esse amor está além do alcance das pessoas na terra.

Para ler sobre o Princípio de Sabedoria