O Princípio do Progresso ensinado na Happy Science visa dois tipos de felicidade: felicidade pessoal e felicidade pública. A verdade é que nascemos não apenas para o nosso próprio desenvolvimento espiritual, mas também com a missão sagrada de criar uma Utopia na terra – um mundo ideal que transcende as diferenças de raça, nacionalidade e religião.

“Progresso não significa avançar em uma direção que satisfaça apenas nossos próprios desejos em uma luta egocêntrica. Em vez disso, o que almejamos com o progresso é o crescimento em direção a Deus, o Infinito e Eterno. ”

Trecho do livro: A Filosofia do Progresso

A felicidade pessoal é a felicidade buscada pelo indivíduo e é a felicidade conhecida como “Iluminação”. Enquanto isso, a felicidade pública significa aumentar o número de pessoas que podem dizer: “Eu sou feliz” e transformar esta terra em uma utopia. É importante não parar em nossa própria pequena felicidade individual, mas expandir o círculo de felicidade para aqueles ao nosso redor. A felicidade da alma se torna ainda mais intensa quando é compartilhada com muitas pessoas.

O progresso é a base da Utopia

A utopia como estado de sociedade ideal pode assumir muitas formas. Embora o conhecimento e a prática da Verdade sejam o elemento mais importante na criação de uma sociedade utópica, a importância do progresso econômico e da estabilidade também não deve ser ignorada. É errado ignorar a riqueza e a prosperidade ou considerá-las impuras apenas porque levam ao apego. O progresso econômico também contém um caminho para refinar a mente. Se quisermos construir uma era em que muitas pessoas sejam poupadas da fome e possam levar uma vida com dignidade humana, devemos ter muito mais idéias novas no campo da economia. Para criar uma sociedade utópica, devemos criar um mundo que integre os princípios econômicos com os valores da Verdade. Devemos criar um mundo onde o avanço social chegue àqueles que se esforçam pela felicidade, justiça e virtude das pessoas. Devemos criar uma sociedade que coloque pessoas cheias de amor como seus líderes.

A Fundação para a Utopia começa com o indivíduo como desenvolvimento pessoal que leva à felicidade de muitos.

Progresso pelo Caminho do Meio

O progresso ensinado na Happy Science é o desenvolvimento por meio da autorreflexão. É sempre verificar suas intenções para ter certeza de que o progresso e a prosperidade que você busca trarão felicidade a muitos outros. Este é o progresso alcançado por meio do Caminho do Meio – um caminho que abrange infinitas possibilidades de evolução sem nunca prejudicar ou prejudicar os outros nem a nós mesmos.

É importante começar com a consciência de ser comum. Essa atitude nos ajuda a apreciar o avanço constante em nossas vidas e a seguir quatro abordagens do Caminho do Meio:

  1. A abordagem de 80/20 por cento diz que é essencial priorizar nosso recurso limitado de tempo e concentrar-se no que realmente ressoa em nossa alma e está de acordo com nossos ideais interiores. A chave para uma vida bem-sucedida é dedicar 80% de nossa energia a uma vocação e 20% a outras experiências. Essa abordagem nos ajuda a fortalecer nossa posição e a influenciar os outros de maneira positiva.
  2. A abordagem de acumular sabedoria abaixo da superfície é construir um eu forte e confiante. É a forma de construir uma mente inabalável e não ser influenciada ou derrotada pelos problemas da vida.
  3. O segredo para se manter equilibrado e realizar seus ideais enquanto caminha pelo Caminho do Meio é seguir em frente. O Caminho do Meio é um caminho no qual devemos nos mover e progredir, não ficar parado e não fazer nada.
  4. A autorreflexão nos ajuda a construir um eu mais forte. Ajuda a descobrir nossa Natureza de Buda, remover a sujeira de nossas mentes e avançar em direção ao desenvolvimento final do amor – a mente de Deus.

Para ler sobre a criação da Utopia