Os Princípios da Felicidade

A felicidade que buscamos na Happy Science é dupla – felicidade privada e felicidade pública. A felicidade privada significa a felicidade de cada indivíduo, enquanto a felicidade pública significa a felicidade da sociedade como um todo. A felicidade privada deve contribuir para harmonizar e desenvolver toda a humanidade, que de fato é a realização da felicidade pública. Precisamos aprender maneiras que nos permitirão alcançar a felicidade privada, realizar a felicidade pública e manter a harmonia entre as duas. O Quádruplo Caminho – o ensino fundamental da Happy Science – é um conjunto de princípios práticos que reconcilia a felicidade privada e a felicidade pública sem arruinar nenhuma delas.

“Existem inúmeras maneiras de se tornar feliz, mas o tipo de felicidade de que estou falando não é o tipo que você pode desfrutar apenas neste mundo. É uma alegria que passa deste mundo para o outro. Estamos explorando princípios de felicidade que se aplicam ao passado, ao presente e ao futuro. ”

Trecho do Livro: As Chaves da Felicidade

O Quádruplo Caminho, conhecido como “Os Princípios da Felicidade” – é o ensino único da Happy Science. É um conjunto de diretrizes na exploração da Mente Correta e na obtenção da verdadeira felicidade – o tipo de felicidade que se estende deste mundo material para o próximo – o Mundo Espiritual. Os princípios da felicidade são os quatro métodos de nos libertarmos das preocupações e angústias mundanas e, ao mesmo tempo, um caminho moderno para a iluminação acessível a todas as pessoas.

Os Quatro Corretos Caminhos

Os Quatro Corretos Caminhos consiste em quatro princípios inter-relacionados: o Princípio do Amor, o Princípio do Conhecimento, o Princípio da Reflexão e o Princípio do Desenvolvimento.

Princípio do Amo

O Princípio do Amor ensina as pessoas a amarem os outros. Embora esse ensino de amor esteja conectado à ideia cristã de “ame o próximo”, também é um equivalente da filosofia da compaixão que permeia o budismo. O princípio do amor afirma que o amor verdadeiro é “amor que dá” e dar amor sem qualquer expectativa ou condição é o ponto de partida da felicidade. É um amor altruísta, separado dos desejos pessoais.

Princípio do Conhecimento

O Principal do Conhecimento enfoca a importância de estudar a Verdade – o ensinamento que nos dá a oportunidade de conhecer a mente de Deus (Buda) e compreender o verdadeiro significado da vida. Este princípio enfatiza a importância de adquirir conhecimento intelectual, que por meio de práticas e experiências se transforma em sabedoria. A sabedoria nos ajuda a superar nossas preocupações e problemas da vida, distinguir o certo do errado e guiar os outros no caminho certo.

Princípio da Reflexão

O Princípio da Auto-reflexão enfatiza a importância de corrigir os pensamentos errados e retornar nossa mente a um estado limpo – um estado onde podemos descobrir nossa natureza de Buda. A autorreflexão ensinada na Happy Science é o Nobre Caminho Óctuplo reestruturado para se adequar à sociedade moderna. No entanto, os iniciantes podem abordar a auto-reflexão como uma reflexão sobre sua moralidade. Todos nós cometemos erros; fomos abençoados com a liberdade de fazê-lo. Isso é permitido porque temos a capacidade de corrigir esses erros. Não podemos voltar no tempo e consertar um vaso quebrado, mas o que aconteceu na mente pode ser desfeito. Se você se arrepender de ter feito algo errado e refletir profundamente sobre o feito em sua mente, o pecado será apagado de seu passado. Esta é a disciplina espiritual de remover as manchas e manchas que cobrem a mente e sintonizá-la com os reinos mais elevados do céu. Ao praticar a auto-reflexão, podemos aumentar nossa consciência, polir nossa natureza Divina ou de Buda e nos proteger de influências espirituais negativas ou possessão.

Princípio do Desenvolvimentos

O Princípio de Progresso se concentra no sucesso ou felicidade por meio de ações positivas e desenvolvimento. Progresso é a atitude de desenvolver-se para alcançar não apenas a prosperidade, mas também a felicidade que se espalha para os outros. É fazer esforços constantes, usar o tempo dado com sabedoria e descobrir algo novo a cada dia. Em última análise, é lutar para se tornar uma pessoa melhor e criar uma Utopia – uma sociedade ideal – na Terra.

Correto Coração – um pré-requisito para retornar ao Céu

A mente certa é um pré-requisito para retornar ao céu. Não iremos muito longe na vida, se vivermos com uma mente de:

  • Amor que vive na mansidão para com os outros,
  • Conhecimento que tenta conhecer a mente de Deus (Buda),
  • Auto-reflexão que admite e se desculpa sinceramente a Deus (Buda) e a outras pessoas por pensamentos e ações erradas,
  • Desenvolvimento que deseja maior evolução e felicidade para todos

Se sempre seguirmos esses quatro princípios na vida e perseverarmos com A Busca do Correto Coração, seremos capazes de retornar ao céu. Esses são os princípios que garantem a felicidade genuína quando explorados e praticados todos os dias. A Busca do Correto Coração é a expansão prática dos Quatro Corretos Caminhos.

Para ler sobre a criação da Utopia