Em meio à recessão após o estouro da economia bolha, o Sr. A perdeu seu emprego, sua vida tomou um rumo obscuro, e uma vez tentou cometer suicídio. Depois disso, ela se reergueu depois de se encontrar com a Happy Science, e agora ela está vivendo uma vida de “retribuição”. Qual foi a razão pela qual ela foi capaz de se recuperar da adversidade de sua vida? Vamos descobrir.
(Y.A. / Tokyo / Male / Reproduzido e editado de The Dendocho, No.209)
Era uma noite de janeiro. Eu estava sentado na praia em Atami, com a cerveja na mão, vendo o sol se pôr. À medida que a noite caía e não havia ninguém por perto, eu lentamente fui em direção ao mar escuro.
(Já é suficiente. Estou um pouco cansado. ……)
O frio do mar de inverno me picou, mas eu continuei, e logo a água estava de joelhos.
O início da queda
Você é solteiro, é jovem, pode ir aonde quiser.
No verão do meu décimo primeiro ano na empresa, meu chefe no fabricante de instrumentos ferroviários me disse isso de repente. Eu não entendi imediatamente o que ele quis dizer e, após várias tentativas de descobrir, ele me disse que eu estava sendo rebaixado. A razão, parecia, era minha atitude em relação ao trabalho. Eu vinha correndo para terminar meu próprio trabalho e muitas vezes tirava tempo do trabalho para ajudar a organizar um festival local com o qual eu estava envolvido desde criança. Eu pensei: “Estou fazendo meu trabalho, então não deveria ter nenhuma reclamação”, mas esta atitude parecia ser encarada com amargura pela empresa, cujo desempenho foi lento após o colapso da economia da bolha. Também entrei no pachinko (pinball japonês), que tinha aprendido a jogar depois que comecei a trabalhar, e fiquei muito endividado. De qualquer forma, fiquei tão chocado que não consegui contar para minha família por um tempo.
Meu “valor” está diminuindo de dia para dia
Minha família logo soube da minha demissão e eu comecei a procurar outro emprego. Entretanto, foi difícil encontrar um emprego durante a recessão. Meu pai encontrou um emprego em sua empresa de construção e eu fui trabalhar lá. Entretanto, cerca de três anos depois, sofri uma hérnia em um acidente de trabalho e tive que deixar esse trabalho também. Depois de três anos tive uma hérnia devido a um acidente de trabalho e tive que deixar meu trabalho. Entretanto, o trabalho era escasso e logo meu salário estava sendo pago com atraso. Ocasionalmente, eu era designado para guardar canteiros de obras, onde pedestres e trabalhadores da construção civil me gritavam abusos e atiravam cigarros e latas em mim. É como se eu estivesse sendo lixado e meu “valor” estivesse sendo desgastado. Como uma distração de sua miséria, ele começou a jogar pachinko (pinball japonês) com cada vez mais freqüência, e suas dívidas cresceram para quase cinco milhões de ienes. No final daquele ano, foi-me oferecido um novo emprego em uma empresa do mesmo setor, que tinha falta de pessoal, e fui despejado do meu apartamento quando meu salário parou completamente de ser pago, e me mudei de volta para a casa de meus pais.
Se eu continuar assim, vou melhorar”.
Quando voltei à casa de meus pais, eu os vi ambos em estado de privação financeira, tendo entrado e saído do hospital com câncer. Gradualmente fiquei obcecado com a idéia de que se eu partisse, ao menos suas finanças seriam melhores. Depois, em janeiro. Saí de casa sem avisar ninguém, peguei o trem e caminhei para o mar em Atami.
(Se eu continuar assim, vai ser fácil ……)
De repente, pensei em meus sobrinhos e sobrinhas recém-nascidos e voltei para mim mesmo, esfregando meu corpo tremendo enquanto caminhava de volta à praia. Quando cheguei à costa, vi o carro oficial da pousada estacionado na minha frente. As chaves ainda estavam na ignição e ela estava destrancada.
(I abriu a porta e ligou o motor).
Abri a porta, liguei o motor, liguei o ar condicionado e saí em direção ao leste. Mas logo ficamos sem gasolina e ficamos encalhados. Abandonamos o carro, caminhamos e chegamos em frente à estação na cidade de Machida, Tóquio. Depois de alguns dias na água do mar, eu estava cheirando mal e minhas roupas estavam em farrapos, mas as pessoas me olhavam com compaixão.
(Por favor, não olhe para mim dessa maneira. ……. Eu não posso mais fazer isso!)
Encontrei uma delegacia de polícia próxima e me entreguei. Fui preso por roubo e colocado na cadeia.
(Why eu tenho que ser tratado como uma pedra? Onde diabos eu errei? (Se eu não tivesse sido reestruturado em primeiro lugar: ……)
Eu me perguntei no centro de detenção escuro e frio. Naquela época, o mundo me parecia ser muito frio e impiedoso. Dois meses depois, no início da tarde, após cumprir minha sentença, saí “da prisão” com a sensação de que seria demitido do meu emprego e meus pais me repudiariam. Então…. Meus pais estavam ali de pé, ao sol da primavera, com um ar muito doente e fraco.
“Bem, aqui está o dinheiro para o carro alugado.
Isso é tudo o que meu pai poderia dizer. O chefe de sua empresa diz que se você não tiver para onde ir, ficaríamos muito gratos se você continuasse a trabalhar para nós”, foi tudo o que minha mãe disse.
(Tenho certeza de que tanto meu pai quanto minha mãe têm muito a dizer. (Tenho certeza que meu pai e minha mãe têm muito a dizer sobre isso). Até mesmo o presidente da empresa merece ser demitido porque ele tomou a liberdade de fazer buracos no meu trabalho. Todos têm me esperado assim!)
Eu desmaiei no local. Vou colocar minha vida de volta nos eixos! Eu senti uma sensação de ardor subindo do poço do meu estômago.
Em busca de um professor para toda a vida
Desde minha libertação da prisão, tenho ido à biblioteca, lendo livros e procurando o “nobre”, a pessoa a quem me dirigiria para me orientar durante toda minha vida. Eu tentei de tudo: auto-ajuda, conhecimento do dinheiro, mas tudo parecia muito frívolo e egoísta para se encaixar. Depois, um colega de trabalho me convidou para um evento de Ciência Feliz.
(Eu gostaria de mudar a mim mesmo, e quer eu entre ou não, gostaria de ouvir o que eles têm a dizer).
Participei de uma exibição da palestra do Presidente Okawa, que foi realizada nas proximidades. Depois, eu estava tomando chá com um grupo de crentes e eles me disseram: “Você gostaria de vir ao nosso ramo porque temos um filme que pode lhe dar algumas idéias para sua vida? Fiquei intrigado. Intrigado, fui ao ramo da Ciência Feliz e vi o filme “A Lei do Sol “*. 2 horas depois, eu estava chorando.
“Deus é como o sol, que nunca deixa de dar amor e nunca pede nada em troca”. Como filhos de Deus, nós também devemos viver nossas vidas dando amor como o sol.
A idéia do amor gratuito, de dar sem pedir nada em troca, foi mencionada no filme. Foi como um poste de orientação para mim, pois lutei para me transformar em uma “pessoa real”. Cerca de um mês depois, fiz o voto de me afundar, pensando que talvez os ensinamentos do nobre que eu sempre acreditei que encontraria aqui.
Esta é a primeira vez que consigo fazer isso.
O filme é baseado no livro “A Lei do Sol” de Ryuho Okawa, e foi lançado em todo o país em 2000. *Triplos Votos: Um voto de refugiar-se nos “três tesouros” de Buda, Dharma e monges, e de continuar praticando a ascese.
Confrontação com o passado
(Mas eu não quero que as pessoas saibam que eu sou um crente da Ciência Feliz, então eu deveria dar-lhes “amor” tanto quanto eu possa).
Com isto em mente, comecei a ser voluntário para distribuir revistas missionárias sem encontrar ninguém, e a doar os livros do Presidente Okawa para as prisões pelo correio. Entretanto, não pude quebrar os maus hábitos que havia desenvolvido ao longo dos anos da noite para o dia. Quando meu pai morreu e eu não tinha ninguém para me proteger, passei mais e mais dias correndo para as salas de pachinko, e minhas dívidas cresceram gradualmente.
(Por que não posso ter uma vida decente? (Por que não posso viver uma vida honesta? Se não o fizer, voltarei a ser como era).
Eu senti a força da gravidade me puxando de volta ao passado.
Eu não consigo superar minha fraqueza. Mas eu realmente quero mudar”!
Na vergonha, confiei em meu professor de Ciência Feliz. Na vergonha, confiei a um professor de Ciências Feliz, que recomendou o livro “Fudoshin” do Presidente Okawa.
Lamento que você tenha passado por um momento tão difícil. Lamento que você tenha passado por momentos tão difíceis, mas os ensinamentos da Ciência Feliz também nos ensinam como enfrentar as adversidades da vida.
Senti que esta poderia ser minha última chance, por isso li o livro repetidas vezes, sempre que pude encontrar tempo. Eu estava na minha trigésima leitura quando uma passagem de repente me atingiu.
Como diz o ditado, “O coração da pessoa que você está enfrentando é um espelho”, e se você mudar seu coração, a outra pessoa naturalmente mudará o deles.
(Você está dizendo que seu próprio coração é a causa de tudo? (Isso significa que a causa de tudo está em minha mente?)
A fim de encontrar a resposta a esta pergunta, eu me abstive de jogar, contornando ao máximo as salas de pachinko e economizei meu dinheiro para ir ao santuário e participar de sessões de treinamento.
O momento decisivo foi quando participei de um curso de treinamento sobre o tema “O Oitavo Caminho”, durante o qual passei dois dias e uma noite refletindo calmamente sobre minha vida. Era um fragmento de uma memória da empresa ferroviária para a qual eu trabalhava depois do ensino médio.
Era um fragmento de uma memória da empresa ferroviária onde trabalhei depois de me formar no ensino médio: “Por causa de sua bela caligrafia, você não será incluído na reestruturação desta vez”. De agora em diante, quero que você mude de idéia. Estou contando com você”.
Se bem me lembro, cerca de um ano antes da reestruturação, eu havia sido candidato a demissão, mas o presidente me salvou pessoalmente. Meus colegas estavam preocupados que eu estivesse colocando a direção do festival local antes do meu trabalho, e eles cruzaram os limites do departamento para me aconselhar: “Você precisa ouvir mais as pessoas. Até o meu chefe, que me avisou da minha demissão, protestou nas minhas costas: “Não está certo que ele esteja sendo demitido! Ele continuava protestando nas minhas costas. Se você pensar nisso, uma boa caligrafia não é motivo algum para evitar redundância. Mas o chefe ainda me deu uma chance. Meus colegas estavam me jogando uma corda em face da possibilidade de que eles mesmos pudessem ser reduzidos. Meus superiores tentaram me proteger, ainda que pudessem ter se colocado em perigo se me tivessem enfrentado. Eu havia esquecido, e até ressentido, todas essas pessoas.
(Tantas pessoas me deram uma mãozinha e eu mesmo as sacudi. Eu sou um idiota. ……!)
A palavra “ingrato” está tão perto do meu coração que minhas mãos naturalmente se unem diante do meu peito. As lágrimas que corriam pelas minhas bochechas eram imparáveis.
(Thank você tanto, Lord El Cantare, por me lembrar do amor quando eu era tão ingrato! E eu realmente sinto muito).
No caminho de volta do treinamento, eu olhei para o céu azul e ele parecia tão brilhante.
El Cantare: O objeto de fé da Ciência Feliz, o ser a quem Jesus chamou de Pai e Muhammad chamou de Alá.
Quero dar algo em troca
Desde então, tenho tentado recomeçar minha vida.
Eu mesmo tentei morrer, portanto sei como você se sente. Eu sei como você se sente, porque eu mesmo tentei morrer.
No passado, a campanha para reduzir o suicídio foi evitada porque “as pessoas saberiam que eu era religioso”. Agora tento fazer parte da campanha e continuar a conscientizar as pessoas nas ruas de minha cidade natal. No caminho, ouço frequentemente “obrigado” dos transeuntes, o que me encoraja a seguir em frente. Quando escrevo uma carta sobre minha experiência, que é anexada ao envio dos livros de Okawa para as prisões, fico naturalmente muito entusiasmado.
(Quero devolver ao mundo, pouco a pouco, o que tenho recebido do mundo e de Deus e de Buda. Este é o meu modo de vida!)
Este tipo de determinação se tornou meu “peso”, o que não deixa que uma coisinha me aborreça. Eu costumava jogar pachinko sempre que me sentia estressado, mas agora eu não jogo mais e não tenho mais dívidas. Atualmente, tenho força para pensar no que posso fazer para melhorar minha posição como segurança, e estou determinado a fazer um trabalho do qual posso me orgulhar como vigilante. Este ano, eu estou na empresa há 15 anos. Este é o maior tempo que eu já trabalhei para uma empresa.
“Não há vida que não se possa recomeçar!
Uma vez bati de uma forma ou de outra no fundo do poço, com redundância, dívidas e uma tentativa de suicídio. Mas agora acredito em mim mesmo, sou grato aos outros, acredito em Deus e em Buda, e estou em paz com minha vida. Se há uma coisa que posso lhe dizer de minha vida, é que não há absolutamente nenhuma vida que não possa ser refeita. Há muitas coisas na vida que são duras, dolorosas e miseráveis. Por outro lado, sempre haverá pessoas que nos amam, que cuidam de nós, que estão lá por nós. Será que vivemos com a dor do passado em nossas mãos? Ou podemos encontrar o que devemos aos outros e dar graças por isso? Dependendo de qual você escolher, sua felicidade ou infelicidade na vida mudará. Foi a Ciência da Felicidade, Lord El Cantare, que me ensinou isto.
(O Presidente Ryuho Okawa foi o “nobre” para mim).
Desde que me tornei um crente, tenho sido convencido disso. Consegui recuperar minha vida. Acredito que posso entender alguns sentimentos porque experimentei algo que ninguém mais experimentou. Quero curar os espinhos e as feridas que perfuram os corações do maior número possível de pessoas. Espero poder retribuir o favor, vivendo minha vida desta maneira.
Mensagem tirada de “I’m Fine” de Ryuho Okawa, publicado pela Happy Science.
Há muitas diferenças entre homens e mulheres, Algumas pessoas são mais extrovertidas do que outras, algumas são mais tímidas do que outras, algumas são mais adequadas para trabalhar do que outras, e assim por diante. Mas isso é o que nos torna únicos.
Se você afirma a existência de outras pessoas, você também deve afirmar sua própria existência. O Buda está perdoando, dizendo: “Não há problema em ser você. Não há problema em ser você. Não tem que ser outra pessoa. Você foi autorizado a praticar sua alma nesta vida, então você deve viver sua vida à sua maneira.
Cabe a você viver sua vida da melhor maneira possível, dentro dos limites do que lhe foi dado.
Você gostaria de encontrar e resolver seus “problemas de vida”?
Oferecemos aconselhamento de vida
Na Happy Science estamos aqui para ajudá-lo a resolver seus problemas e dar a volta à sua vida. Se você tiver algum problema ou preocupação, por favor, venha à nossa filial. O gerente da filial e os palestrantes são treinados em Ciência Feliz e têm um histórico comprovado. Por favor, sinta-se à vontade para falar com eles com confiança e confidencialidade.
Por favor, sinta-se à vontade para contatar sua filial local.