Desde os tempos antigos, as verdadeiras religiões, como o budismo e o cristianismo, pregaram a importância da autorreflexão (ou arrependimento em termos cristãos). Em essência, todos nós temos a natureza de Buda – uma natureza divina que brilha intensamente como um diamante. Assim como um diamante acumula sujeira se for negligenciado, nossa natureza Divina, ou alma, inevitavelmente escurece com fuligem dos pensamentos e atos lamentáveis que cometemos enquanto vivemos neste mundo terreno. A autorreflexão é uma maneira de limpar a sujeira e descobrir o verdadeiro eu – o eu que manifesta a natureza divina e está conectado a dimensões superiores no Mundo Espiritual.

“Somos essencialmente todos filhos de Deus com almas brilhantes. No entanto, assim como um diamante acumula sujeira se for negligenciado, nossas almas inevitavelmente acumulam poeira e sujeira enquanto vivemos neste mundo. Devemos refinar nossas próprias almas, e esta é realmente a nossa disciplina espiritual. “

“Embora outra pessoa possa lavar seu corpo físico, só você pode limpar sua própria alma; você é responsável por poli-la.”

Trecho do livro: Dez Princípios da Sabedoria Universal

O poder da autorreflexão

Todos nós cometemos erros enquanto vivemos como seres humanos, pois fomos abençoados com a liberdade de fazê-lo. Embora muitas coisas neste mundo não possam ser desfeitas, o que está em nossa mente pode ser lavado, pois nossa mente abrange o passado, o presente e o futuro. Se refletirmos sobre nosso passado com um coração puro, seremos capazes de apagar todos os registros que foram escritos como perdas na “Fita do Pensamento” ou “Cinturão do Pensamento”. Este é um grande poder com o qual fomos dotados. Por meio da auto-reflexão, podemos aprender com nossos erros, liberar os apegos, aumentar nossa iluminação e permitir que nossa natureza divina brilhe mais uma vez. Outro aspecto da autorreflexão é alcançar um estado de espírito calmo e relaxado, permitindo-nos, assim, nos comunicarmos com nossos espíritos guardiães ou guias no mundo celestial e deles receber inspiração. Céu e inferno existem em nossas mentes e o foco de nossos pensamentos nos leva a muitos mundos. A autorreflexão é uma forma de ajustar nossa mente como a agulha de uma bússola para apontar para o mundo celestial e nos conectar com ele.

“O verdadeiro propósito da autorreflexão é corrigir nossos pensamentos e ações erradas e aprender com eles, criando assim uma vida mais construtiva. Autorreflexão não é apenas o simples ato de descobrir erros do passado e compensar esses erros, como redefinindo um negativo para zero. O objetivo final da autorreflexão é o desenvolvimento de um eu mais positivo e a realização de uma utopia na terra como o cumprimento da vontade de Deus. “

Trecho do livro: Dez Princípios da Sabedoria Universal

Praticar auto-reflexão diária

Faça da auto-reflexão seu hábito diário. Encontre um lugar calmo, limpo e organizado onde você possa usar uma cadeira ou almofada confortável no chão, ter um caderno ao seu lado e tocar uma música de meditação calma e serena ao fundo, se quiser. Experimente alguns exercícios simples no pescoço, costas, braços e pernas para liberar qualquer negatividade e permitir que a energia flua novamente. Sente-se em uma cadeira confortável ou em uma almofada no chão. O segredo é ficar relaxado e manter as costas retas. Quando estiver pronto, comece a respirar profundamente. Inspire profundamente pelo nariz na parte inferior do estômago, segure por alguns segundos e expire lentamente pela boca. Continue esta respiração profunda por cerca de 2 minutos em ciclos rítmicos lentos até entrar em um estado mental mais profundo. Em seguida, volte à respiração regular e comece a refletir sobre o seu dia usando o Nobre Caminho Óctuplo como orientação.

Os Oito Corretos Caminhos no contexto da vida moderna

Os Oito Corretos Caminhos é um guia passo a passo para cessar o sofrimento das pessoas e restaurar a liberdade da alma. Embora Os Oito Corretos Caminhos tenha sido concebido pelo Buda Shakyamuni que viveu há 2.500 anos, ele não perdeu nada de seu significado, mesmo no século XXI. Pelo contrário, as pessoas, vivendo em uma sociedade moderna, se beneficiariam muito com a integração desse nobre caminho em suas vidas diárias. Os Oito Corretos Caminhos é o método que leva à iluminação em termos espirituais e ajuda as pessoas a descobrirem paz e felicidade enquanto vivem neste mundo.

Os Oito Corretos Caminhos é um caminho para nos proteger de nos extraviarmos e para nos guiar em uma vida adequada – uma vida que leva à perfeição humana através do Caminho do Meio. É uma diretriz para descobrir o que é certo e o que é errado; o que é real e o que é falso; O que é bom e o que é mal. Os Oito Corretos Caminhos consiste em Correta Visão, Correto Pensamento, Correta Expressão, Correta Ação, Correta Vida, Correta Dedicação, Correta Mentalização e Correta Meditação, é o guia mais explícito para a autorreflexão.

Correta Visão

significa acreditar na lei de causa e efeito e ver as coisas exatamente da mesma maneira que Deus as veria. É importante verificar se vemos a nós mesmos, aos outros e ao mundo da maneira certa; podemos ver os eventos do ponto de vista de outras pessoas, ou mesmo de uma perspectiva mais elevada do céu. O Right View nos ajuda a ter uma perspectiva justa sobre o que aconteceu durante o dia ou sobre todos os incidentes que ocorreram ao nosso redor.

Correto Pensamento

significa refletir sobre as ondas constantes de pensamentos que entram em nossa mente e remover nossos apegos que se prendem a ela. É importante examinar nossos pensamentos como se estivessem em uma caixa de vidro transparente e verificar se ficaríamos constrangidos se esses pensamentos fossem revelados a outras pessoas e a Deus. Nossos pensamentos refletem a pureza de nossa alma e determinam quem somos.

Correta Expressão

significa refletir sobre as palavras que usamos ao longo do dia. A fala correta significa evitar a fala falsa, palavras abusivas, lisonja e engano. Falar certo também significa usar sabedoria e coragem para criticar quando algo precisa ser criticado, bem como encorajamento positivo, que é necessário para criar uma sociedade ideal.

Correta Ação

significa se comportar da maneira certa e evitar tudo o que é vergonhoso para o ser humano. No contexto da vida moderna, a Correta Ação também pode ser interpretada como o trabalho certo. Nosso trabalho nos oferece possibilidades infinitas de praticar o amor que nutre espiritualmente e elevar o nível de nossa iluminação. Auto-reflexão sobre a Correta Ação significa verificar se nos esforçamos totalmente e trabalhamos com todo o nosso coração e alma.

Correta Vida

significa levar uma vida decente, honesta e moral. No contexto de uma vida moderna, o Modo de Vida Correto também envolveria o uso efetivo de determinado tempo. Ao refletir sobre nosso cotidiano, é importante nos perguntarmos se somos capazes de viver um dia de maneira que valha uma vida inteira. O Viver Correto pode ser alcançado integrando três ações: mental – para o pensamento correto; verbal – para fala correta e físico – para ação correta. Ao melhorar nossos pensamentos, palavras e conduta, podemos alcançar esse modo de vida bem equilibrado.

Correta Dedicação

significa fazer esforços para avançar mais alto, passo a passo, na direção de Deus (Buda). Embora vivamos uma vida bem equilibrada, ela nos encoraja a avançar em direção à iluminação – a fazer mais esforços para seguir o caminho de Deus (Buda). Esforço Correto significa corrigir nossa tendência de ser preguiçoso, melhorar a nós mesmos, aprofundar nosso conhecimento da Verdade e fazer todos os esforços para divulgá-la.

Correta Mentalização

indica a direção de uma forte vontade que é projetada em um futuro distante. Ele marca um nível avançado de disciplina espiritual e envolve visualização, orações a Deus e orações aos espíritos guardiões e guias. A atenção plena correta é uma maneira de nós, vivendo na terra, nos aproximarmos de Deus, permitindo-nos transcender este mundo tridimensional e ao mesmo tempo pertencer a ele.

Correta Meditação

significa passar por todas as etapas do Nobre Caminho Óctuplo e entrar em um estado meditativo profundo. É uma meditação por meio da qual podemos experimentar a verdadeira libertação da alma enquanto ainda vivemos neste mundo. Somente através desta experiência podemos nos tornar livres das restrições de nossos corpos físicos e das restrições deste mundo material, e encontrar nosso verdadeiro eu – um ser pertencente a dimensões superiores do Mundo Espiritual. Este estado nos traz grande sabedoria, liberdade e bem-aventurança, e é um dos objetivos finais da autorreflexão. É um estado de verdadeira felicidade.

Para ler sobre o Princípio de Progresso